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Dicas para melhorar as dores no joelho

Dores no joelho não costumam ter origem em doenças, e sim, em hábitos inadequados, como atividade física intensa, lesões (queda, distensão e entorse), falta de uso e muito tempo em posições que pressionem a região, comum em estudantes e trabalhadores de escritório.⠀

Durante a pandemia, a falta de exercícios por causa do isolamento aumentou o índice deste problema, que não deve perdurar além de alguns dias. Determinados cuidados podem ajudar no alívios das dores, confira quais:⠀

Gelo: utilize compressas de gelo por até 15 minutos para auxiliar na inflamação e inchaço da região, tomando o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele. O processo pode ser repetido ao longo dos dias até que a dor suma.⠀

Massagem: o uso de gel e pomadas anti-inflamatórias com movimentos leves e repetitivos pode aliviar o desconforto. A massagem deve ser feita até que os produtos sejam totalmente absorvidos e o tratamento deve ser repetido a cada 3 ou 4 horas.⠀

Joelheiras: o uso deste artifício mantém compressão na área afetada, poupando a articulação e promovendo maior estabilidade. Deve ser usada ao longo do dia e retirada antes de dormir, para que não haja o risco de comprometer a circulação durante o sono.⠀

Drenagem postural: quando o joelho começa a apresentar muito inchaço, é recomendável deitar em uma superfície plana e elevar as pernas para estimular a circulação do sangue. Podem ser usadas almofadas, bancos, cadeiras e até mesmo paredes.⠀

Caso as dores persistam, apesar dos cuidados e passem de uma semana, é necessário procurar auxílio médico para diagnóstico adequado da origem do desconforto.⠀
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